Home > Filhos: A criação > E essa mão na boca?

E essa mão na boca?

Você que está com um bebê que tem 2-3 meses de vida e notou que agora ele passa bastante tempo com a mão na boca: não se preocupe!

Apesar de você ouvir de outras pessoas, da mãe, da vizinha, da vó que é melhor você dar chupeta, que é porque o bebê está com fome ou porque está nascendo os dentes, o mais provável é que seu filho esteja começando a descobrir o mundo pela boca!

Imagine que o bebê é pura sensação: abrir e fechar a boca, colocar a língua pra fora, fazer estalos, lamber a mão, chupar a mão são maneiras dele descobrir formas, prazeres, limites. Alguns bebês colocam muito a mão dentro da boca e chegam a ter ânsia, por exemplo. Deixe-o, ele aprenderá o limite de exploração da boca também.

Esta fase vai diminuindo em frequência, conforme ele for adquirindo outras habilidades e sensações que também lhe darão prazer e conhecimento do mundo: como pegar brinquedos, comer novos alimentos, sentar, engatinhar. Mas é bem provável que você veja ainda seu filho com brinquedos e outras coisas na boca até uns 2 anos.

Não se preocupe em oferecer nada, em dar chupeta, em tirar a mão dele da própria boca. Observe com carinho, leia sobre a fase oral do bebê que com certeza você ficará tranquila.

Lembre-se: informação de qualidade diminui ansiedade, traz conexão!

Carla Arruda

 

FOTO – Francine Pires

fase oral do bebê